domingo, 25 de julho de 2010

Parque Infantil

Como todas as crianças, o meu filho também gosta de conviver e divertir-se com outras crianças, neste aspecto ele não é diferente dos outros. Assim sendo, dirigi-me a um Parque Infantil (que se situa na "Quinta de S. Romão, na nossa freguesia) que foi recentemente construído (1ano) e qual o meu espanto quando saiu do parque de estacionamento com o meu filho de Necessidades Especiais e deparo-me com 2 grandes degraus, para o acesso ao espaço verde onde se localiza o Parque Infantil e outras Infra-estruturas para desporto (ver foto nº. 1).
Foto Nº. 1

Transposto este obstáculo, um pouco mais à frente, deparo-me com mais um degrau (ver foto nº.2) e seguidamente de mais 4 degraus para aceder ao dito parque infantil (ver foto nº. 2).
Foto nº. 2

Após vivenciar esta situação, resolvi procurar um caminho alternativo com uma acessibilidade mais adequada. É então que encontro uma alternativa pela lateral, depois de passar pelas traseiras do Centro do Dia cujo portão se encontra semi-aberto, no entanto, surge um cão de grande porte (pode até não ser ofensivo, mas na realidade o seu porte é assustador para um Adulto quanto mais para uma criança). Embora com dificuldade, dei continuidade ao percurso, com a cadeira de rua que transportava o meu filho por um caminho antigo de pedras (ver foto nº. 3); passando este tormento, chego a uma zona verde e será que vocês adivinham o que encaro ?? Pois bem, mais um degrau (ver foto nº. 4) que dá acesso a uma rampa com um decline acentuado que não lembra a ninguém (ver foto nº. 5).

Foto nº. 3

Foto nº. 4

Foto nº 5
Sinceramente não me parece nada bem que algo construído há 1 ano não tenham pensado em acessibilidades para crianças ou pessoas portadoras com deficiência ou até mesmo em idosos que se façam deslocar em cadeiras de rodas para que estas possam usufruir de um espaço verde agradável ao ar livre. Afinal todos falam em inclusão social e num pais sem barreiras e na realidade existem tantos entraves/obstáculos, ou devo concluir que certos autarcas pensam que crianças com Necessidades Especiais não devem usufruir destes espaços lúdicos....

Sem comentários:

Enviar um comentário